segunda-feira, 30 de abril de 2012

ATENÇÃO ALUNOS! PREPAREM SUAS PRODUÇÕES PARA ESSE MEGA CONCURSO DE REDAÇÃO!

Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas   É o tema do concurso de redação.


Quem pode participar?
Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede podem participar



Dentro das ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco, estão abertas, desde esta segunda (23) e até o dia 04 de maio, as inscrições para o concurso de redação que tem como tema “Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas”. Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (anos finais) e Ensino Médio do 1º ao 3º ano, regularmente matriculados nas escolas da rede estadual.

A ideia é provocar a reflexão sobre o uso da motocicleta com o uso da direção preventiva e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão com o nosso bem maior - a vida. Para escrever as redações, os estudantes serão estimulados a pesquisar sobre o contexto social no uso da Lei do Código Nacional de Trânsito Brasileiro que envolve a moto como transporte de locomoção, o uso de equipamentos de segurança para o condutor, e a relação com a cidadania; além disso o concurso visa incentivar a participação social, contribuindo para o processo de formação da cidadania; e valorizar o protagonismo juvenil inerente aos condutores ou futuros condutores como agentes multiplicadores da prática da cidadania.

As redações devem ter o gênero dissertativo-argumentativo; ter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas; e devem ser enriquecidas pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, sociais, geográficos, saúde, de direitos e deveres e do fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente pelo/a professor/a. Os estudos e discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos/as alunos/as, em sala de aula.

Após a realização da produção das redações em sala de aula, cada escola formará um grupo de professores que ficarão responsáveis pela escolha das redações mais representativas da Unidade Escolar, sendo uma redação para cada série do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio. Escolhidas as Redações representantes, o Gestor da Unidade Escolar deverá preencher no espaço correspondente (retângulo superior) o Código da Escola, e preencher completamente os espaços reservados a marcação deste código no formulário das redações, de acordo modelo abaixo:

A avaliação das redações ocorrerá no período de 27 de maio a 8 de junho, levando em consideração a adequação formal/gênero; centralização temática; progressão e articulação; relevância de fatos e argumentos apresentados; pontuação; morfossintaxes; grafia/acentuação.

Os alunos autores das melhores redações por série de ensino, ditas como vencedoras, receberão cada um: câmera de vídeo moderna e de excelente resolução e instrução em uma oficina de vídeo com especialista no assunto.

A cerimônia de entrega de prêmios acontecerá com o CEPAM- Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos de Pernambuco, instituições envolvidas e/ou parceiras e a(s) autoridade(s) do Estado de Pernambuco.

Mais informações WWW.wix.com/redacaomoto/informacao

"Sou louco, mas sou feliz! Qual é a verdadeira loucura?" ( José Paulo. 1º ano"A")

(Gênero: Dissertação)
Loucura, o que é loucura? Ela é definida por algumas características que tornam uma pessoa incapaz de cuidar de si mesma, levando-a a fazer coisas que outrora não seriam justificáveis e que não a faz digna da confiança alheia, levando- a  também a  ser mal vista e tornando-a pior do que mostra.
Na vida que temos atualmente, quase tudo ou tudo é uma loucura, onde pessoas vivem correndo, brigando, reclamando e até amaldiçoando a si mesmas e ao próximo.
Afinal, como definir a verdadeira loucura? Será que é ser um psicopata, obrigando pessoas a fazerem tudo quanto mais odeiam? É sair gritando no meio da rua coisas horríveis? É desafiar  tudo e a todos sem nada temer? Ou  mergulhar no desconhecido e não se preocupar com o que vai acontecer em seguida?
De fato, todas essas coisas teem algo  a ver com a loucura, mas  a verdadeira  loucura é sabermos  que podemos fazer algo de melhor em nossas vidas e nada fazemos. É não termos coragem de enfrentarmos  os obstáculos que nos são impostos. É ficarmos nos culpando por não termos tomado aquela decisão que poderia mudar o rumo de nossas vidas.
Podem ser até chamados de loucos aqueles que fazem o que não parece racional, todavia são felizes, pois não foram esmagados pela culpa e pelas convenções sociais do mundo em vivemos.


(Ennya Sobreira. 8ª série"A" / 9ºano "A")

                                   Os dois lados do avanço tecnológico
(Gênero: Dissertação)

A tecnologia  atualmente, é uma grande aliada para  encontrar a cura de doenças  e também ajudar pessoas com algum tipo de deficiência. O avanço tecnológico também poder ser um forte  aliado na busca de soluções para os grandes problemas sociais.
Se a tecnologia fosse usada apenas para fazer tais coisas para a humanidade, ou seja, beneficiando-a, encontrando soluções e saídas para os grandes problemas que aqui existem, ela poderia ser vista como “ a grande solução”, mas não podemos ver apenas um lado das coisas.
O avanço tecnológico também pode trazer consigo armas mais avançadas, bombas cada vez mais potentes, aumentando assim o número de guerras e um caos total no mundo. Ela também tem um  lado sombrio e para o enxergar,   é só voltar um pouco no passado e relembrar os momentos de terror que o mundo viveu durante as grandes guerras mundiais, onde vencia quem tinha mais poder tecnológico.
Esses são seus  dois lados e se a tecnologia for usada com responsabilidade, fará coisas incríveis para o mundo. Cabe as pessoas se conscientizarem que se ela for usada da maneira correta o mundo será  um lugar cada vez melhor para se viver, com uma sociedade ciente do que  é perigoso para o mundo e do que não é.

(Pablo Matheus. 2º ano "A")



                                                          O Poder das Palavras

(Gênero: Dissertação)


           Será que sabemos o poder que as palavras têm? Será que  pensamos no que ela pode causar no outro  assim que forem ditas?

Para muitos, umas simples palavras, por mais poderosas que sejam, são sempre ditas com a facilidade de um simples respirar. Não importa o que seja dito, não importa para quem seja,  nem mesmo as consequências que elas trarão, para eles o que  importa  é dizê-las.
Às vezes não percebemos o que acabou de ser dito, apenas a pessoa a quem foi dirigida, tanto ofensas, como elogios, não percebemos, pois são tão fáceis de serem ditas, saem com uma velocidade que nem se quer percebemos, ou por vezes, só nos damos conta  depois que já foram ditas.
As palavras podem ser mais poderosas que uma arma, pois assim como esta, elas trucidam, queimam, rasgam, maltratam e matam. Nossos corpos continuam em pé, mas nossos corações já estão esmagados, nossas  almas  já se perderam na escuridão da tristeza. E isso pode ser mais doloroso que a violência física, pois esta machuca o corpo, mas somente as palavras que conseguem rasgar nossos corações e todo nosso ser.
Assim, vamos cuidar do que falamos, pois a palavra que fere  poderá ser a última coisa que será ouvida por alguém.




Tema:" Antes de pronunciar qualquer palavra, lembre que uma palavra pode esconder muitos sentidos, pois uma palavra não é somente uma palavra".(Glenda Karen. 2ºano "A")

(Gênero: Dissertação)
As palavras têm inúmeros significados e são ditas tanto para o bem , quanto para o mal. A partir delas também sofremos várias consequências, elas machucam, alegram, ferem, emocionam, ameaçam ou nos animam. Esses e vários outros são alguns “poderes” das palavras.
Nem sempre uma palavra é uma mera coisa dita, elas ocultam algumas verdades. Nós as desperdiçamos quando falamos mentiras e acabamos  enganando a nós mesmos com as nossas palavras.
Palavras devem ser sinceras e pronunciadas com demasiado cuidado, elas são fortes e o mal uso delas têm péssimas consequências , e  por vezes mais para aquele que as recebeu do que para quem  as pronunciou. Consequências estas que podem ser geradas  de uma absurdo preconceito, ou desprezo,  o que pode acarretar nas vítimas de tal abuso, constantes depressões ou  até mesmo o suicídio.
Portanto, devemos pensar bastante antes  de pronunciarmos algumas palavras, pois os sentidos e significados delas poderão ser fortes o bastante para quem as escutou .Evitemos que aconteça  algum mal entendido, escolhendo bem  as palavras certas e  as pronunciando com cuidado, afinal, uma palavra quer dizer tudo, mesmo em seus sentidos mais ocultos.


A economia e o meio ambiente. ( Aluno: José Paulo. 1 º ano "A")

(Gênero: Dissertação)


Na época em que vivemos, existem muitas cidades em que nelas habitam milhares e até milhões de pessoas, e cada dia  aumenta mais  esse número de habitantes.
Ao passo que crescem essas cidades, aumenta a demanda por moradia, alimentação, transportes, entre outros. Mas de onde vem tudo isso? Donde tirar esses suprimentos para tanta gente? Da natureza, de onde sempre veio e virá. Há um ditado que diz: “De onde se tira, se não bota, acaba.”
Desde anos anteriores, tem acontecido o que diz tal frase, nós só tiramos os recursos naturais e não recompomos, e agora há uma grande preocupação, pois a natureza está reclamando e as provas de suas reclamações estão aí, visíveis: aquecimento global, deslizamento de encostas, assoreamento nas margens dos rios.
Mas como parar tudo isso? Não vai parar, porque o interesse econômico está acima do natural,  do ambiental, comprometendo assim o futuro , o amanhã.
Portanto, devemos cuidar do que é nosso, da nossa casa, lutando pela preservação das florestas,  diminuir o lançamento de poluentes no ar e o consumo desenfreado de matérias - primas e assim, teremos um amanhã seguro e garantido no que diz respeito a preservação de nossa vida e da biodiversidade.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dicas para escrever bem...aprendendo redação!

 

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!

9. Palavras de baixo calão, carac@, podem transformar o seu texto numa m&rd@.

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.

13. Frases incompletas podem cansar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação ?

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente, ou não.

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões uai, que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

(A.D)