Conjunções Coordenativas
A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
Ex:
*A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
*A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
* O carro bateu, mas ninguém se feriu.
*Ele não entra porque está sem tempo.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.
A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo:
Ele venderá brinquedos ou revistas.
Observe que a conjunção ou está ligando duas palavras: brinquedos e revistas, as quais exercem o mesmo papel de objeto direto na oração.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.
A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo:
Ele venderá brinquedos ou revistas.
Observe que a conjunção ou está ligando duas palavras: brinquedos e revistas, as quais exercem o mesmo papel de objeto direto na oração.
Podemos classificar as conjunções coordenativas em:
• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem ,etc.;
Exemplos: Fui à escola e joguei bola.
Não fui à escola nem joguei bola.
• adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, etc.;
Exemplos: Fui à escola, porém não levei meu caderno.
Fui à escola, no entanto, não prestei atenção nas explicações.
• alternativas – exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou, ou...ou, ora...ora, etc.;
Exemplos: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
Ora como fastfood, ora me alimento bem.
• conclusivas – exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto, por isso, etc.;
Exemplos: Pratiquei exercícios físicos, por isso me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com receita.
• explicativas – exprimem ideia de explicação: porque, que, etc..
Exemplos: Ele deve ter saído da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1-(UFSM) – Assinale a sequência de conjunções
que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
Correu
demais, ... caiu.
Dormiu
mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
A
matéria perece, ... a alma é imortal.
Leu o
livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
Guarde
seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo,
entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
2-(Tuiuti) Em: “Estudam, porém não
trabalham”, a oração destacada é:
a – ( ) subordinada adverbial
consecutiva
b – ( ) coordenada sindética
adversativa
c – ( ) coordenada sindética conclusiva
d – ( ) subordinada substantiva
predicativa
e – ( ) n. d. A
3-Levando em conta os conhecimentos de que
dispõe acerca das orações coordenadas, sublinhe a conjunção e classifique as
orações que seguem:
a - Às vezes censuramos os defeitos das
outras pessoas, mas nos esquecemos dos nossos.
b - Não pude comparecer à aula, porque
hoje não me senti muito bem.
c - Não compareci à festa de aniversário, no
entanto pedi que entregassem o presente.
d - Admiro bastante meu melhor amigo, pois
ele é muito generoso com as pessoas.
e - Ora viajava com a família, ora viajava
a TRABALHO.
Conjunções Subordinativas
A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. Essa relação estabelecida entre as orações pode ser independente, quando se trata de orações coordenadas; ou dependente, quando se trata de subordinadas.
Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, e estabelece entre elas uma relação de dependência sintática, temos subordinação. Veja o exemplo:
A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. Essa relação estabelecida entre as orações pode ser independente, quando se trata de orações coordenadas; ou dependente, quando se trata de subordinadas.
Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, e estabelece entre elas uma relação de dependência sintática, temos subordinação. Veja o exemplo:
Ex:
Maria confirmou¹ que não esteve em casa hoje².
Maria confirmou¹ que não esteve em casa hoje².
As duas orações estão ligadas pela conjunção que e têm relação de dependência entre si, uma vez que na primeira oração (Maria confirmou) o verbo “confirmou” não tem por si só sentido completo e depende da segunda (que não esteve em casa hoje) para tê-lo.
Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
• causais – exprimem causa: porque, como, uma
vez que, já que, etc.;
Exemplo: Eu sou feliz porque tenho uma família.
• concessivas – exprimem concessão ( introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, etc)
Exemplos:
Exemplo: Eu sou feliz porque tenho uma família.
• concessivas – exprimem concessão ( introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, etc)
Exemplos:
Quando fui dormir
ainda estava claro, ainda que passasse das sete da noite.
Apesar de estarmos refletindo mais sobre a economia do país, os juros só tem aumentado.
• condicionais – exprimem condição ou hipótese (introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal). São: se, desde que, contanto que, caso, se, etc.;
Exemplo:
Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente
• conformativas – exprimem conformidade: conforme, segundo, como, consoante.;
Exemplo:
Meu corpo cansava cada vez mais, conforme ia passando o
tempo.
• comparativas – estabelecem comparação: como, mais...do que, menos...do que, etc.;
Exemplo:
Estou
mais feliz hoje do que ontem.
Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental.
• consecutivas – exprimem consequência: de forma que, de sorte que, que, etc.;
Exemplo:
Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental.
• consecutivas – exprimem consequência: de forma que, de sorte que, que, etc.;
Exemplo:
Estudou
tanto que adormeceu.
• finais – exprimem finalidade: a fim de que, que, porque, para que, etc.;
Exemplo: Vamos embora a fim de que possamos assistir ao filme.
• proporcionais - estabelecem proporção (iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.) São: à medida que, à proporção que, ao passo que, etc.;
Exemplo:
• finais – exprimem finalidade: a fim de que, que, porque, para que, etc.;
Exemplo: Vamos embora a fim de que possamos assistir ao filme.
• proporcionais - estabelecem proporção (iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.) São: à medida que, à proporção que, ao passo que, etc.;
Exemplo:
À
medida que estudo todos os dias, minha memória se torna melhor.
O
preço do leite aumenta à proporção que esse alimento falta no
mercado.
• temporais – indicam tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, etc..
Exemplo: Desde que você foi embora, meu coração gerou expectativa para que voltasse.
• temporais – indicam tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, etc..
Exemplo: Desde que você foi embora, meu coração gerou expectativa para que voltasse.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
1-Sabendo
que uma mesma conjunção subordinativa, dependendo do contexto em que estiver
empregada, pode adquirir sentidos diferentes, analise as orações abaixo,
atribuindo a classificação adequada a cada uma das conjunções em destaque:
a
– Como não havia recursos financeiros suficientes, as obras
ficaram paralisadas.
b –
Fizemos a pesquisa como o professor indicou.
c –
Você é meiga como uma flor.
d
– Desde que você apresente justificativa poderá faltar à
reunião.
e –
Estamos morando aqui desde que a cidade foi fundada.
2-(MP-SP)
Na frase “Quando ocorreu o encontro entre as civilizações
pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a
tragédia do enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem
alteração de sentido, por:
a)
assim que
b)
contudo
c)
sempre que
d) à
medida que
e)
antes que
3-Por
certo, dispondo do conhecimento que tem sobre as conjunções subordinativas,
analise as orações demarcadas abaixo, classificando as conjunções destacadas de
acordo com o sentido por elas representado:
a
– A menos que apresente uma justificativa plausível, não
poderá viajar hoje.
b -
Falou tão alto, que ficou com a voz comprometida no outro dia.
c –
Você parece ser calma como sua irmã.
d
– À medida que o volume do som aumentava, mais a população
reclamava.
e
– Assim que chegou ao trabalho procurou iniciar as tarefas a
que lhe eram atribuídas.
f
– Quando você desocupar, avise-me.
g
– Conforme me indicou, procurei o profissional de saúde para
tratar do meu caso.