quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Análise dirigida  da obra: MADALENA (Cristiane Dantas)

1)Escreva com suas palavras, suas impressões iniciais sobre a vida de Madalena quando ainda morava em território pernambucano. Onde ela morava? Como era sua família?
2)Que fato grave  ocorreu para que Madalena quisesse sair de sua terra natal? Ela contou com a ajuda de quem? Para onde ela foi?
3)Como foram os anos iniciais de Madalena e seu filho nessa nova terra? Ela estava feliz?
4)Como se chamavam os dois maridos que Madalena teve? Eles eram muito diferentes? Caracterize os dois.
5) Como a maioria dos romances, este, ao contrário, não  teve um final feliz. Por quê?
6)” É dona Madalena...tudo faliu com a senhora. Até eu. Uma falência múltipla...E fechou os olhos para não ver o lustre dançar”. Quem disse essa frase? E em  qual situação? Como foram  os últimos dias dela?
7)Na sua opinião, quem foi o culpado pela infelicidade de Madalena? O pai, os ex-maridos, o filho ou ela mesma? Argumente.
8)Caracterize os seguintes personagens: Madalena, Nelson, João , Maneco, Rubina, Francisco, Álvaro, Cláudia e Dulce.
ANÁLISE DIRIGIDA DA OBRA: A DROGA DA OBEDIÊNCIA ( PEDRO BANDERIA)
1)CARACTERIZE DE FORMA RESUMIDA OS SEGUINTES PERSONAGENS: CRÂNIO, MAGRI, CHUMBINHO, MIGUEL E CALU.
2) QUEM ERAM OS KARAS?
3) QUE FATO OCORREU NO COLÉGIO ELITE,   PARA QUE OS KARAS FICASSEM EM SINAL DE ALERTA?
4)QUE TIPO DE DROGA MÁRIUS CASPÉRIDES CRIOU? QUAL ERA O OBJETIVO INICIAL DA DROGA? ELE SE ARREPENDEU DE TÊ-LA FEITO? POR QUÊ?
5)QUEM ESTAVA POR TRÁS DO RAPTO DE TANTOS ALUNOS? QUAL ERA O PLANO DESSE PERSONAGEM?
6) DE QUE FORMA OS KARAS CONSEGUIRAM DESVENDAR ESSE CRIME?
7 “--EU ENTENDO QUE A MINHA CAPACIDADE DE PENSAR, DE CRITICAR TUDO O QUE OUÇO E VEJO E A MINHA CAPACIDADE DE CONTESTAR TUDO O QUE DESCUBRO DE ERRADO É QUE FAZEM DE MIM UM SER HUMANO- DISSE MIGUEL.
 – EU VOU CONSTRUIR UM MUNDO NOVO! ESTEJA CERTO DISSO. MAS NESSE MUNDO NÃO HAVERÁ LUGAR PARA PESSOAS COMO VOCÊ! ”
A)     EXPLIQUE COMO SERIA ESSE MUNDO NOVO TÃO SONHADO PELO DR.QI?
B)      VOCÊ CONCORDA COM A OPINIÃO DE MIGUEL? ARGUMENTE.
8)”DENTRO DE POUCO TEMPO , TEREMOS CONTROLADO TODA AJUVENTUDE DO MUNDO. O RESTO SERÁ FÁCIL. LOGO TEREMOS O CONTROLE DE TODAS AS VONTADES E INICIATIVAS. NÃO HAVERÁ PRISÕES, NEM SOFRIMENTO, NEM  MAIS GREVES,  NEM PASSEATAS, NEM PROTESTOS E NEM MAIS O DESEJO DE FAZER REVOLUÇÕES. E VAMOS COMEÇAR PELAS ESCOLAS.”
ESSA FALA DO DR. QI, DEIXA CLARA SUA INTENÇÃO DE TRASFORMAR, A PARTIR DA DROGA, O MUNDO NUM LUGAR DE PAZ A CUSTO DA LIBERDADE DE ESCOLHA DAS PESSOAS. QUE “DROGAS”, NOS DIAS ATUAIS, PODERIAM SER USADAS COMO ALGO ALIENANTE PARA CONTER AS MASSAS (A POPULAÇÃO), EVITANDO ASSIM QUE ELA PERDECE SUA CAPACIDADE DE CRITICAR, PENSAR E  SE MANIFESTAR CONTRA OS ERROS COMETIDOS AO REDOR? QUEM SERIAM OS MAIORES BENEFICIADOS DESSA “ROBOTIZAÇÃO” EM MASSA.  POR QUÊ?
9)”VIVEMOS ATUALMENTE NUMA CRISE DE AUTORIDADE. UM POUCO DE OBEDIÊNCIA NÃO FAZ MAL À NOSSA JUVENTUDE.” VOCÊ CONCORDA COM ESSA FRASE DO DETETIVE ANDRADE? O QUÊ E A QUEM DEVEMOS OBEDIÊNCIA E POR QUÊ?
10) COMENTE A SEGUINTE FRASE: “ A DESOBEDIÊNCIA É UMA VIRTUDE NECESSÁRIA À CRIATIVIDADE.”



ANÁLISE DIRIGIDA DA OBRA: A HORA DA ESTRELA. (CLARICE LISPECTOR)

1)“E acontece que Macabéia não tinha consciência de si e não  reclamava nada, até pensava que era feliz.    Não se tratava de uma  idiota, mas tinha a felicidade pura dos idiotas”.
 Retire do livro pelo menos 6 passagens onde a insignificância da vida da personagem Macabéia  era  demonstrada pelos demais personagens e pelo próprio narrador. Tal constatação entra ou não em      contradição com o título do romance : ” A hora da estrela” ? Explique.

2)            –“ Por que é que você me pede tanta aspirina? Não estou reclamando, embora isso custe dinheiro.
                     – É para eu não me doer.
                     – Como é que é? Hein? Você se dói?
                      – Eu me doo o tempo todo.
                      – Aonde?
                      – Dentro, não sei explicar”.
                   Qual seria o motivo da dor  de Macabéia?
3)“Assim é que esta história será feita de  palavras que se agrupam em frases e destas se evola um sentido  secreto que ultrapassa palavras e frases. Mas não vou enfeitar a palavra pois se eu tocar no pão da  moça esse pão se tornará em ouro – e a jovem poderia mordê-lo, morrendo de fome. Tenho então que falar simples para captar a sua delicada e vaga existência”.
        Qual função da linguagem está presente nesse trecho. Por quê? Explique  porque o narrador não se             preocupou em 'enfeitar' as palavras para narrar a vida de Macabéia.
4)  Caracterize física e psicologicamente os personagens Macabéia, Glória e Olímpio.
5) “Estou absolutamente cansado de literatura; só a mudez me faz companhia. Se ainda  escrevo é porque nada mais tenho a fazer no mundo enquanto espero a morte. A procura da palavra no escuro”.
     Sabendo que esse foi o último romance de Clarice, faça uma pesquisa da vida e morte  da mesma e tente      explicar por que ela proferiu essas palavras.
6 )Qual foi o futuro previsto nas cartas de tarot por madame Carlota para Macabéia?
7) Essas previsões da cartomante aconteceram de que forma? Argumente.
8) Qual foi a hora da estrela para Macabéia na sua opinião.
       9) “ E agora — agora só me resta acender um cigarro e ir para casa.
                Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
                Mas — mas eu também?!
                Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim”.

                Explique esse último trecho do livro.

ALUNOS DO 3º ANO...LEIAM GRÁTIS " A HORA DA ESTRELA"( CLARICE LISPECTOR) ACESSANDO O LINK ABAIXO:

ACESSE:
http://gausspet.mtm.ufsc.br/arquivos/ahoradaestrela.pdf
BOA LEITURA!

sábado, 17 de agosto de 2013

UPE inscreve para Vestibular 2013 até o dia 04 de setembro.

A partir desta segunda-feira (05), estão abertas as inscrições para o Vestibular 2014 da Universidade de Pernambuco (UPE). Os feras têm até o dia 04 de setembro para se candidatar ao concurso que este ano oferece 2 080 (duas mil e oitenta) vagas aos cursos de graduação.

A primeira etapa compreende as provas objetivas do ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), que são aplicadas e avaliadas pelo INEP/MEC em dois dias consecutivos. Para participar do Vestibular 2014, é necessário que o candidato tenha participado de todas as etapas (da inscrição até a realização das provas) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2013), evento promovido pelo INEP/MEC.

As provas para o vestibular tradicional 2014 serão realizadas em duas etapas. A primeira é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em outubro. Os testes do dia 26 tem duração de quatro horas e meia e são de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, 27, os estudantes têm provas de linguagens e matemática, com uma hora a mais de duração. A segunda etapa, que corresponde às provas elaboradas pela Comissão de Concursos da UPE, acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro.


As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via Internet, através do endereço eletrônico www.processodeingresso.upe.pe.gov.br, no ícone do vestibular. O valor da inscrição custa R$ 110 (cento e dez reais). Entre os dias 05 e 09, os candidatos que possuírem renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos poderão solicitar a insenção do pagamento da taxa.

As inscrições para o vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE) começam nesta segunda-feira (5) e devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição. Os feras interessados em concorrer a uma das 2.080 vagas têm até o dia 4 de setembro para preencher o cadastro. O investimento é de R$ 110.

Os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição preenchendo o campo Número de Identificação Social (NIS) no formulário eletrônico.